top of page

5 Dicas de Leitura para 2020

O hábito da leitura definitivamente não é algo presente na nossa cultura com o peso e a importância que deveria ter. Esta sociedade historicamente carente de acesso à cultura e conhecimento se vê agora em plena “era da informação” ainda mais carente. Os dispositivos eletrônicos, gadgets, smartphones, entre outros vários com a mesma finalidade tratam de preencher cada precioso minuto do dia de jovens, adultos e - preocupantemente - crianças.


O ocaso dos livros pode ser atestado claramente com a deterioração do mercado de impressos, desde grandes redes de livrarias que estão fechando as portas até aquele tradicional jornal impresso da sua cidade (salvo aqueles que se mantém às custas de veiculação de publicidade para o governo local).

É interessante observar este cenário completamente paradoxal tendo em vista que nunca em toda história da humanidade tivemos tanto acesso a informação de modo tão fácil, rápido e barato. Contudo, talvez, o problema seja exatamente o excesso de informações, a superexposição a qual estamos sujeitos a todo momento sob a mira dos algoritmos a serviço das grandes corporações que nos entopem de anúncios, propagandas, promoções, notícias. Tudo de acordo “com nosso histórico de pesquisa e navegação” que traçam o nosso perfil na grande rede.

"O acelerado zumbido do noticiário penetrou no âmago de quem somos."(Alain de Botton)

Não podemos no entanto condenar essa tecnologia e os imensos avanços e benefícios que vieram junto na bagagem. O que devemos fazer é procurar navegar nesse mar de incertezas com pelo menos um pensamento crítico e tentar usar toda a informação que está ao nosso alcance para processar, questionar e aprimorar a maneira como consumimos e propagamos. Uma boa maneira de fazer isso é lendo bons livros, e foi por isso que compilei uma lista com algumas indicações de leitura para este início de ano e que acredito que vão ser muito úteis. A primeira indicação vai exatamente de encontro com esta realidade mencionada.



1 - Notícias: Manual do Usuário, Alain de Botton.

Uma obra do expoente escritor suíço Alain de Botton que vem se destacando no cenário literário internacional, e que neste trabalho faz um ensaio sobre o modo como consumimos notícias e como a nossa sociedade é moldada pelos meios de comunicação. É no mínimo muito interessante pensar nesse assunto, em tempos tão obscuros como os que estamos vivendo, em que as ideologias e crenças pessoais prevalecem sobre muitos indivíduos que estão à frente das tomadas de decisão mais críticas e que impactam diretamente na vida de cada um de nós.


2 - Como não ser um babaca: Guia de etiqueta para o cotidiano, Meghan Doherty.

Com exemplos bem-humorados e ilustrações divertidíssimas, Meghan Doherty apresenta diversos cenários em que há potencial para “comportamento babaca”, como no trânsito, em relacionamentos e até na internet, e nos convida a refletir como nossas ações podem afetar os outros. É um livro divertido e muito agradável de ser lido, com muitos desenhos ilustrando as situações do nosso cotidiano, mas engana-se quem imaginar que por trás desse tom despretensioso não existem importantes lições, que de maneira muito natural nos atinge e pode nos ajudar a ser pessoas melhores e menos babacas.


3 - Quem manda no mundo? De Noam Chomsky.

O mais importante ativista intelectual do mundo oferece neste livro um aprofundado exame das mudanças do poder norte-americano, as ameaças à democracia e o futuro da ordem global. Meticulosamente documentado, "Quem manda no mundo?" é um guia indispensável para entender a situação internacional atual. Com clareza e oferecendo diversos exemplos, Chomsky mostra como os Estados Unidos continuam sendo a voz mais forte, mesmo com a ascensão da Europa e da Ásia. O envolvimento americano com China e Cuba, as sanções contra o Irã, os conflitos no Iraque, Afeganistão e Israel/Palestina, a relação com a América Latina e África e o aquecimento global são alguns dos pontos discutidos no livro.


4 - Brasil: uma biografia, Lilia M. Schwarcz e Heloisa M.Starling.

Como não poderia faltar um livro do meu tema favorito: “História do Brasil”, trago aqui esta obra magnífica, que aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, as autoras propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil, que não por acaso leva o título de biografia, justamente por ser um relato independente despido de ideologias e determinismos que traça um retrato do Brasil real, de cara limpa, com suas dores e sabores. Uma importante obra para entender o contexto em que vivemos e por que as coisas são como são, como poderiam ser, e principalmente como ainda será. O profissional, seja de qual área for, deve entender o contexto histórico no qual está inserido e pensar no mundo corporativo como mais um ator - importante - dessa trama que todos os dias está deixando sua marca no tempo e definindo os caminhos que nos levarão ao fatal julgamento das nossas ações no futuro.


5 - Como Lidar com a Política no Trabalho, Karen Dillon.

Com a chancela de qualidade Harvard Business Review - uma das vozes mais contundentes da atualidade no mundo dos negócios - este livro traz uma abordagem muito objetiva e acessível para profissionais de todas as áreas e níveis de experiência sobre como lidar com o elemento da política inerente às relações de trabalho. Todos os dias no mundo corporativo somos obrigados a lidar com diferentes estruturas de poder dentro das organizações onde atuamos, seja na interação com colegas do mesmo time, superiores, liderados e pessoas de outras áreas das quais dependemos, direta ou indiretamente, para a entrega dos nossos resultados. Nesta obra somos levados a entender melhor como funciona este processo e enxergar meios de extrair o melhor de cada situação de forma a construir um ambiente de trabalho agradável e produtivo.


Espero que apreciem a leitura!

gif

 
 
 

Comentarios


Avenida Afonso Pena, 2440 - Sala 152, 14 andar

Campo Grande - MS

  • facebook
  • linkedin
  • instagram

©2020 por ONGROWP Soluções Corporativas.

bottom of page