Clima Organizacional
- Otavio Neto
- 31 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Felizmente temos ouvido muito falar deste conceito ultimamente. Grandes organizações já identificaram a importância deste que é um poderoso indicador interno de toda empresa, independente do seu tamanho ou área de atuação.
O que as grandes corporações estão perseguindo, e que serve de lição para todo universo corporativo é a incansável busca por sinergia e engajamento de seus colaboradores. O que estamos presenciando é um grande movimento onde os fatores comportamentais e subjetivos tomaram o protagonismo das estratégias de gestão e em certa medida estão definindo o futuro destas organizações.
Já é notória a relação entre a produtividade e a felicidade dos colaboradores em suas posições. Neste cenário a percepção do clima dentro das empresas passou a ser medido, quantificado e analisado com o mesmo grau de importância (se não mais) que os indicadores financeiros.
Claro que nem toda empresa enxergou ainda a importância vital deste tema e é por isso que vamos desmistificar um pouco deste assunto aqui.
Afinal, o que é clima organizacional?
O clima organizacional pode ser entendido como sendo a percepção de satisfação, ou não dos colaboradores com a empresa em que trabalham levando em consideração diversos aspectos, tais como: valorização profissional, benefícios oferecidos, remuneração, identificação com os valores da empresa, modelos de gestão aplicados, ferramentas de trabalho, relação com colegas, perfil de liderança dos gestores, entre outros.
O clima, portanto, é o maior indicador de ânimo, engajamento e sinergia individual e coletivo dentro de uma organização, refletindo direta e indiretamente na saúde e motivação dos colaboradores e por consequência na produtividade e capacidade de ação da empresa.
Sabendo da importância de se implementar esse monitoramento, primeiro é importante entender se a alta gestão e os agentes decisores dentro da organização estão comprometidos com as implicações que esse projeto trará. Uma vez que a empresa demonstra que quer ouvir as queixas e ponderações de seus colaboradores ela deve estar preparada para dar uma resposta efetiva e eventualmente isso demandará investimentos, mudanças, transformações e nem sempre as organizações compreendem que é este o ponto mais importante de todo o processo.
A ferramenta utilizada para materializar esse mapeamento é a pesquisa de clima. Ela é estruturada, pensada e aplicada com base em um estudo minucioso da empresa, da cultura de gestão, do perfil da suas lideranças e colaboradores com a finalidade de obter um retrato o mais fiel possível da percepção geral de todos sobre a figuração da instituição em toda a sua amplitude.
"Não adianta apenas identificar os problemas e não agir para mitigá-los."
É a pesquisa de clima que fornecerá os elementos necessários para que haja a tomada de decisão no sentido de promover as mudanças necessárias para que se obtenha a melhoria do clima interno e consequentemente maior engajamento, produtividade e satisfação dos colaboradores de modo geral. Sem a adoção de medidas práticas nesta fase do processo, todo o resultado estará comprometido. Não adianta apenas identificar os problemas e não agir para mitigá-los.
Por outro lado, as vantagens de se ter uma boa gestão do clima organizacional são a melhoria no relacionamento entre colaboradores, líderes, gestores, equipes diversas, melhoria na comunicação, sinergia, aumento de produtividade, comprometimento e felicidades das pessoas envolvidas.
Ficou interessado neste tema? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!
Comments