Employer Branding
- Otavio Neto
- 5 de out. de 2020
- 3 min de leitura
O que é employer branding?
Em uma tradução livre, significa marca do empregador e é uma técnica que propõe uma série de ações que visam garantir uma boa reputação da empresa, tornando-a atrativa e diferenciando-a das outras. Ainda, são práticas que contribuem para que seu negócio seja convidativo aos olhos de profissionais.
Mas essas ações e práticas de atração devem ser elaboradas considerando a sua própria cultura. Portanto, para iniciar a implantação do employer branding, primeiramente é necessário conhecer bem quais são os valores e princípios fundamentais da sua organização.
Assim, o ideal é que sua empresa atraia pessoas que são compatíveis e que vejam na sua cultura algo que chame a atenção. Além disso, é indispensável, em uma estratégia de employer branding, que você conheça os seus colaboradores, pois, eles são os principais peças para que essa estratégia seja bem-sucedida.

5 benefícios do employer branding:
1. Atração de novos talentos:
O principal objetivo de exercer o employer branding é atrair profissionais para sua empresa — por isso o termo marca empregadora. Ainda, ser uma marca que tem facilidade de empregar pessoas. Isso contribui para que profissionais qualificados e pessoas de talento queiram fazer parte da sua organização e o seu time seja cada vez mais especializado.
2. Retenção de talentos:
Além de atrair, outro grande desafio das empresas é reter profissionais. Muitos gestores de RH se esforçam para diminuir a rotatividade de pessoal e manter todos satisfeitos em seus cargos. Nesse sentido, o employer branding é uma das técnicas que contribui fortemente para a redução da taxa de turnover.
3. Satisfação dos colaboradores:
As ações de employer branding são focadas nas pessoas. As propostas de intervenções, até mesmo em eventos, devem ser pensados de modo a cativar seus colaboradores. Por isso, é tão importante conhecer o seu time.
Quando uma pessoa está satisfeita em seu trabalho, certamente, ela desempenha muito melhor suas atividades e produz mais. Logo, a performance da empresa, no geral, também é beneficiada.
4. Facilita o processo de recrutamento e seleção:
Quantas ações são feitas para atrair o profissional certo? Nesse sentido, existem vários recursos pagos na esfera digital que são utilizados para alcançar um profissional adequado na hora de encontrar um candidato ideal.
Desse modo, com um employer branding bem executado, o recrutamento e seleção de pessoas fica mais fácil e acertado. Além de diminuir os custos e esforços para fazer uma nova contratação.
5. Mídia espontânea:
Atualmente, muitas empresas são conhecidas como marcas empregadoras, pois desempenham um trabalho excelente de atração e retenção. Mas por que as pessoas têm essa visão? Porque os próprios colaboradores divulgam as ações das quais participam.
Consequentemente, uma postagem nas redes sociais acaba atingindo pessoas que a empresa não alcançaria organicamente. Trata-se de mídia espontânea, publicidade gerada naturalmente, de forma completamente genuína.
Saber o que é employer branding não é suficiente. O que faz a diferença é verdadeiramente implementá-lo na sua empresa. Sem dúvidas, esse é um investimento que traz grandes retornos para a sua marca. Mas como foi dito, só é possível realizar uma boa estratégia de atração e retenção de talentos quando você conhece e administra bem os membros do seu time.
Então, para ajudar você nessa demanda, nós contamos com um arsenal de ferramentas para te ajudar, desde treinamentos até a implementação de soluções completas para sua empresa.
QUER SABER MAIS?
Manda uma mensagem pra gente clicando aqui!
Ou podemos entrar em contato contigo clicando aqui!
Comments