top of page

Ferramentas de Gestão - Análise SWOT


O ambiente de negócios dos dias atuais é hostil e desafiador, um verdadeiro desafio até mesmo para os mais experientes homens e mulheres que edificaram verdadeiros impérios e organizações bem sucedidas ao longo dos tempos.


Diferentemente de outras épocas, atualmente o empreendedor tem à sua disposição uma gama enorme de ferramentas, conteúdo e tecnologia para ajudar em seu processo decisório e na construção de estratégias ousadas e bem sucedidas de negócios, que garantem não somente a sobrevida de seus negócios mas também crescimento e expansão pelo mundo todo.


Uma dessas ferramentas é a análise SWOT, que apesar de uma abordagem muito simples, é um recurso importantíssimo que nos leva a questionar e conhecer de forma aprofundada o negócio, o meio em que ele está inserido e traçar um horizonte de futuro para ele. Isso é feito explorando os seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, e é justamente daí que vem o nome SWOT: S = Strenghts (Forças); W = Weaknesses (Fraquezas); O = Opportunities (Oportunidades); T = Threats (Ameaças).


A matriz SWOT é uma ferramenta que pode ser usada desde uma abordagem macro até uma aplicação mais específica direcionada a um determinado contexto, processo, projeto ou outro objeto de estudo em que caiba planejamento. Para ilustrar como podemos utilizar essa ferramenta na prática vamos observar a figura abaixo:





Podemos observar que forças e fraquezas fazem parte do contexto interno das organizações, são aqueles fatores que dizem respeito ao modo como a organização é constituída e por tanto está dentro do alcance dela fazer gestão sobre estes. Quando aplicamos a análise desses elementos podemos visualizar quais são os que precisam de ajustes para melhorar, mitigar, ou modificar de alguma maneira que melhore o seu desempenho e por consequência o de toda organização de forma estratégica.


Já as oportunidades e ameaças são aquelas que sofrem influência do ambiente externo da organização e que podem variar em função de uma série de fatores que não estão sob o controle da gestão interna da empresa. Neste caso a análise cumpre a função de subsidiar a gestão com o estudo do cenário atual e probabilístico a médio e longo prazo para que se possa estruturar mecanismos de contingência para mitigar eventuais ameaças ou se preparar para oportunidades vindouras.


Como aplicar?

É muito recomendável que a aplicação desta ferramenta seja realizada aproveitando ao máximo as visões de todos os envolvidos diretamente com o processo objeto do estudo que se pretende realizar. Faça reuniões de brainstorming, anote todas opiniões em uma matriz (vou deixar um modelo da matriz SWOT neste link). Eleja um mediador para fomentar a discussão e explorar o máximo possível de possibilidades.


Após explorar ao máximo as visões de todos os envolvidos e ter uma matriz completa e robusta é hora de relacionar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e trabalhar planos de ação para aproveitar tudo que é positivo, traçar meios de neutralizar as ameaças ou ajustar pontos negativos com o intuito de minimizar os riscos.


Vamos praticar?


 
 
 

Commenti


Avenida Afonso Pena, 2440 - Sala 152, 14 andar

Campo Grande - MS

  • facebook
  • linkedin
  • instagram

©2020 por ONGROWP Soluções Corporativas.

bottom of page