top of page

Por que bons funcionários pedem demissão?


É cada vez mais raro encontrar hoje em dia pessoas completando mais de 15 anos na mesma empresa. Isso era bastante comum até bem pouco tempo atrás, porém nos tempos atuais os profissionais são mais dinâmicos e transitam entre empresas com maior rapidez e facilidade. O motivo para este fenômeno está no fato de que esses profissionais não se adaptam nas estruturas (muitas vezes rígidas e obsoletas) dessas empresas e possuem pressa em se destacar profissionalmente e construir um “legado” por onde passam.


Pensando neste fenômeno destaquei abaixo os 05 principais fatores que influenciam bons profissionais a buscarem outras organizações ou simplesmente abandonar o barco:


FALTA DE RECONHECIMENTO


A falta de reconhecimento é um dos principais fatores de desmotivação dentro das organizações. Muitos profissionais nos mais diversos níveis hierárquicos passam por situações dessa natureza todos os dias e tem sua performance diretamente impactada de forma negativa.


Vemos isso na ausência de feedbacks positivos ou não, na ausência de acompanhamento da liderança no dia a dia da equipe, na centralização da tomada de decisões simples, entre outras pequenas coisas que somadas se transformam em um grande descontentamento proveniente da negligência da liderança em entender o colaborador e suprir a necessidade natural que todos temos de aprovação em tudo que fazemos.


As organizações que não possuem estrutura ou nem mesmo a preocupação em mitigar este tipo de problema sofrem com o desperdício e a improdutividade provenientes da baixa performance resultante deste processo de deterioração do capital humano interno.


CONFLITO COM GESTORES


Com certeza você já deve ter ouvido aquela máxima: “bons profissionais não se demitem da empresa ruim, eles se demitem dos seus chefes ruins.” Em um mercado de trabalho altamente competitivo e cada vez mais especializado, bons profissionais não exitam em deixar empresas onde a liderança não é qualificada.


Em algumas organizações em que o processo de formação de gestores e líderes não é conduzido da maneira adequada e profissional, podem ocorrer conflitos diversos entre o gestor e sua equipe. Na maioria das vezes a incapacidade ou inabilidade de liderança de quem está à frente do time pode causar traumas muito graves para o desenvolvimento desses profissionais e prejuízos de toda sorte para a organização.


É bem verdade também que bons profissionais são motivados a produzir mais e melhor quando estão sob uma liderança qualificada, inspiradora, que promova a comunicação, o diálogo e um ambiente de trabalho agradável e colaborativo. E o grande responsável por garantir esses aspectos é o gestor líder desta equipe ou organização.


CLIMA ORGANIZACIONAL


O clima organizacional é, em linhas gerais, uma síntese de como os colaboradores se relacionam entre em si e com seus superiores, e a maneira como eles enxergam e se relacionam com a empresa e seus processos.


Muitas vezes encontramos organizações com um péssimo clima organizacional, onde prevalece uma competitividade desmedida e desleal, fofocas institucionalizadas, intrigas de toda sorte e em todas elas identificamos junto a tudo isso uma péssima comunicação interna e conflito entre as áreas do negócio. Certamente um bom profissional não vai querer permanecer em um ambiente assim.


Apesar de ser complexo e muito trabalhoso, é possível sim mudar o clima de uma organização. Porém este é um trabalho que envolve uma importante mudança cultural nesta empresa, o que requer envolvimento e patrocínio da alta gestão no processo.


FALTA DE CRESCIMENTO


A falta de um horizonte profissional é um dos maiores motivos que levam profissionais a buscarem oportunidades fora da empresa. Geralmente isso ocorre em organizações que não possuem um plano de carreira efetivo ou que não investem no desenvolvimento de seus talentos.


Muitas vezes o problema não está simplesmente na ausência de uma promoção ou aumento de salário a cada ano ou um período de tempo determinado. O problema é não saber o que é preciso fazer para conquistar uma oportunidade dentro da empresa, é não ter a noção clara das regras do jogo. Isso piora muito quando o profissional testemunha outros colegas menos qualificados recebendo oportunidades por meio de fatores subjetivos como relações de amizade, parentesco ou coisas do tipo.


Além de ter regras claras e uma preocupação genuína com essa necessidade inerente a todo profissional as empresas precisam criar estratégias para manter esses profissionais engajados e com a permanente sensação de pertencimento. Uma maneira de fazer isso é promovendo a comunicação assertiva, a transparência e acima de tudo: o trabalho colaborativo.


MODELO DE GESTÃO


Outro fator que influencia na decisão de abandonar o barco de uma organização é o modelo de gestão. Bons profissionais tendem a não permanecer muito tempo em empresas com um estilo de gestão arcaico e engessado. Nessas organizações o problema se concentra primordialmente na alta gestão, onde existe baixa qualificação dos tomadores de decisão e um clima hostil ao profissionalismo e a inovação.


Processos engessados, sem planejamento e estratégia, aplicados de forma amadora e sem método são alguns exemplos de situações que podemos destacar que são extremamente nocivas para a retenção de capital humano qualificado. Esse é um ambiente profissional muito limitado e faz com que bons talentos não encontrem terreno fértil para se desenvolver e multiplicar.


Você identificou alguma semelhança com algo que acontece na sua empresa? Conta pra gente!


 
 
 

Comments


Avenida Afonso Pena, 2440 - Sala 152, 14 andar

Campo Grande - MS

  • facebook
  • linkedin
  • instagram

©2020 por ONGROWP Soluções Corporativas.

bottom of page